domingo, 13 de janeiro de 2013

Atrasadas, obras do monotrilho devem deixar programa da Copa

Celso Paiva
Dassler Marques
 
Direto de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo enviou ofício ao Governo Federal para que as obras da Linha 17-Ouro sejam retiradas da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo em relação à capital paulista. A motivação para o pedido é o atraso e a perspectiva de que não será possível ter o monotrilho em pleno funcionamento para a realização do Mundial de 2014. Dessa forma, não seria possível receber recursos relativos à Copa. A informação foi confirmada ao portal Terra por uma fonte ligada à administração Geraldo Alckmin.

Em fase de estudos no Gecopa, o Grupo Executivo da Copa, o pedido seria aceito e assim São Paulo perderia o direito a financiamento especial junto à Caixa Econômica Federal. A linha criada para as obras de mobilidade urbana ligadas à Copa daria lugar a um novo financiamento - agora via PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O orçamento previsto é de R$ 3,1 bilhões e cerca de um terço desses recursos sairia da Matriz de Responsabilidades.

A Linha 17-Ouro tem o objetivo de ligar o aeroporto de Congonhas até as demais linhas do metrô na Grande São Paulo. Era vista como imprescindível até a exclusão do Morumbi nos planos para a Copa 2014, mas ainda assim era tratada como importante para melhor mobilidade urbana na capital. Após o Mundial, deve ficar pronta e ter conexões com as linhas 1-Azul (Jabaquara), 4-Amarela (São Paulo-Morumbi), 5-Lilás (Água Espraiada) e 9-Esmeralda da CPTM (Estação Morumbi).

Em janeiro de 2010, o governo do Estado afirmou que entregaria 100% do monotrilho até a Copa do Mundo, previsão alterada em julho do último ano para dois terços dos 17,7 km previstos. Recentemente, o governador Geraldo Alckmin admitiu que não seria possível ter a Linha 17-Ouro em funcionamento no Mundial.

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