Neste Post, apresentarei objetivamente algumas mudanças no PMBOK 7a.Ed, além da já sabida "incorporação" das abordagens Ágeis.
Até a 6ª Edição do PMBOK, o principal ponto de atenção tinha relação com sd chamadas técnicas de gerenciamento de projetos em Cascata ou Preditivas.
Com as mudanças de mercado e o destaque de outras abordagens, como os Métodos Ágeis, o PMI promoveu algumas mudanças na estrutura do PMBOK 7ª.Edição, buscando acompanhar as tendências e “modernizar” o guia.
A Nova Edição é baseada em Princípios e não mais em Processos de Gerenciamnento de Projetos, o que muda significativamente a abordagem.
Ao invés de focar apenas em Processos, a nova edição foca em apresentar e trabalhar Princípios de Gerenciamento de Projetos com ênfase no sucesso dos projetos e consequente agregação de valor aos stakeholders.
São propostos 12 princípios de entrega do projeto (que definem o "quê" e o "porquê" da entrega do projeto) e um sistema de entrega de valor que terá como objetivo fornecer resultados valiosos para os clientes.
Segundo o PMI, os princípios propostos, terão como finalidade a orientarão dos gerentes de projeto e demais stakeholdres sobre como alcançar os resultados pretendidos, pensando na agregação de valor.
Conhecendo os Princípios de Entrega do Projeto
O PMBOK passa a sugerir 12 princípios para o alcance dos Resultados buscados:
· Administração: orienta a administração do projeto;
· Equipe: sugere e orienta a construção de uma cultura de responsabilidade e respeito;
· Stakeholders: orienta o mapeamento e envolvimento das partes interessadas para entender seus interesses e demandas;
· Valor: orienta a garantia de mais entrega de valor ao cliente do projeto;
· Pensamento holístico: orienta o reconhecimento e respostas para as interações dos sistemas e compreensão do contexto;
· Liderança: orienta a motivação, influência, treinamento e aprendizado;
· Adaptação: orienta a adaptação da abordagem de entrega com base no micro e macro ambiente;
· Qualidade: orienta a construção de uma gestão adequada da qualidade, refletindo em processos e resultados;
· Complexidade: orienta as práticas e interações com a complexidade do contexto, usando conhecimento, experiência e lições aprendidas;
· Oportunidades e ameaças: orienta questões relacionadas a oportunidades e ameaças;
· Adaptabilidade e resiliência: orienta o gestor a adaptar-se com facilidade as situações apresentadas e ser resiliente, suportando e se adaptando às dificuldades, mudanças e problemas que virão com o projeto;
· Gestão das mudanças: orienta questões relacionadas a mudança, como forma de viabilizar os resultados buscados.
A figura acima apresenta o que o PMBOK® 7ª edição chama de Sistema de Entrega de Valor.
Segundo esse sistema, a estratégia, missão e objetivos da organização determinam seus investimentos.
Com base nos resultados dos projetos, os impactos nos negócios são analisados e os investimentos são revisados ou ajustados para as etapas futuras. Portfólios contém programas e projetos. Para garantir os objetivos dos portfólios, a entrega do programa e dos projetos devem atingir as metas pretendidas.
Quando os projetos são entregues com sucesso, os valores de negócios esperados também devem ser obtidos para a organização. O Guia refere-se a esse ponto como Realização do valor comercial.
Em outros posts, comentarei sobre outros aspectos importantes relacionados ao novo PMBOK 7ª.Ed.