Além de obras de infraestrutura, programa inclui também ações na área de esportes, cultura, saúde, educação, entre outras
De acordo com uma fonte com conhecimento do assunto, o programa, chamado de Avançar, está dividido em três áreas. A maior delas se concentra em obras de infraestrutura, que incluem recuperação e retomada de ações em ferrovias, hidrovias, estradas, portos, e vão desde a conclusão de obras até simplesmente ações de sinalização.
Com 6.233 projetos e investimento de 42,15 bilhões de reais, esse é o maior grupo do projeto. Além de obras de infraestrutura, inclui também ações na área de esportes, cultura, saúde, educação, entre outras, disse a fonte. Do total deste segmento do programa, 24 bilhões de reais irão para infraestrutura e os outros 18 bilhões de reais serão divididos em ações nas áreas social e de Defesa. O restante dos investimentos do programa será destinado a outras duas áreas.
O Avançar Cidades, com 29 bilhões de reais, terá 1.109 ações e irá contemplar obras de acessibilidade, mobilidade urbana, cidades históricas, transportes e habitação. Entre elas, a retomada de projetos parados do Programa Minha Casa, Minha Vida, vitrine do governo da ex-presidente Dilma Rousseff e que Temer chegou a retomar, mas estacionou por falta de recursos.
A terceira área, Avançar Energia, terá a maior fatia do orçamento, 59,91 bilhões de reais, em 97 obras. “São todas obras que estavam paradas, seja por falta de orçamento, seja por problemas legais –construtoras que faliram, coisas do tipo”, disse a fonte. “São coisas que o governo começou e tem que terminar. Esse é um governo de transição. Tem que mostrar que pegou o que estava parado e pôs para funcionar.”
O governo deve ainda investir em uma campanha publicitária para divulgar as ações, com o lema “Agora é Avançar”.
Fonte: Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário