sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Airbag que pode matar gera recall também no Brasil; entenda o caso

Empresa Takata, que fornece a grandes montadoras, anunciou falha em 2013. Problema pode machucar ocupantes e é relacionado a mortes no exterior.

Senador dos EUA aponta para foto de vítima de airbag da Takata  (Foto: AP Photo/Susan Walsh)

Stephanie Erdman, da Força Aérea americana, testemunha em comissão do Senado dos EUA que investiga o caso;  ela teve lesão no olho após falha na abertura do airbag de um Honda Civic 2000 (Foto: Gary Cameron/Reuters)

Trazido à tona ainda em 2013, o defeito na abertura de airbags fabricados pela empresa japonesa Takata ganhou mais vulto a partir de 2014, quando passou a ser associado a mortes no exterior. A companhia fornece o item para grandes montadoras em todo o mundo, inclusive no Brasil, e mais de 30 milhões de veículos já foram convocados para recall.

Vítima de explosão de airbag nos EUA (Foto: Gary Cameron/Reuters)

No caso que ficou conhecido como "airbags mortais", uma falha na abertura do equipamento de segurança pode machucar gravemente os ocupantes do veículo. Isso porque ocorre uma abertura forte demais e, com a quebra da peça que deflagra o airbags, pedaços metálicos são lançados contra as pessoas no carro.

 O jornal "The New York Times" reportou que as lesões causas por esses estilhaços seriam semelhantes a facadas, uma vez que a morte de uma motorista após acidente em um carro com esse defeito chegou a ser investigada como homicídio, por causa dos tipos de ferimentos que ela apresentava.

Fonte: Portal Globo.com 16.10.2016

Nenhum comentário: